Refúgios a conhecer!

BROA: a gastronomia portuguesa servida à margem do Douro

  É perto da Foz Velha, à margem do Douro, que pode encontrar o BROA Restaurante, o novo projeto do Chef...

Ler mais: BROA: a...

VINUM organiza Jornadas do Peixe Atlântico

  O VINUM Restaurant & Wine Bar, em Vila Nova de Gaia, organiza as Jornadas Gastronómicas do Peixe Atlântico,...

Ler mais: VINUM...

CASTRO: pastéis de nata com pronúncia do Norte

CASTRO – Atelier de Pastéis de Nata é um dos mais recentes projetos da Plateform, que encontra casa...

Ler mais: CASTRO:...

GEOGRAPHIA apresenta novo menu

O restaurante GEOGRAPHIA, situado na interseção da Lapa, Janelas Verdes e Santos, em Lisboa,...

Ler mais: GEOGRAPHIA...

O que está a acontecer!

Produtos novos no mercado!

Quintas de Melgaço junta Alvarinho e Chardonnay em edição especial

A Quintas de Melgaço lançou uma edição especial do seu primeiro vinho à base de Alvarinho &...

Ler mais: Quintas de...

Pastelaria Batalha lança Bolo Rei vegan

Depois dos Pastéis de Nata Vegan, lançados em agosto, a Pastelaria Batalha, em Lisboa, volta a...

Ler mais: Pastelaria...

Vitacress aposta no agrião grego

A Vitacress escolheu um vegetal especial para a sua nova referência nas saladas. O agrião grego,...

Ler mais: Vitacress...

Mimosa estreia embalagem eco responsável

A marca de leite Mimosa está a fazer o lançamento ibérico da nova embalagem de cartão Tetra Brik...

Ler mais: Mimosa...

Recursos & Equipamentos

José Maria da Fonseca reduz pegada ecológica

A José Maria da Fonseca evitou a emissão de 224,00 toneladas de CO2 para a atmosfera, no ano de 2018,...

O futuro da alimentação está no mar, dizem os especialistas

Os recursos dos oceanos podem fornecer seis vezes mais alimentos, se forem geridos de forma...

Reynaers lança uma nova balaustrada

As balaustradas totalmente transparentes são uma tendência arquitetónica em todo o mundo. A...

Black Friday chega à Ribafreixo

A Black Friday marca a entrada oficial na época das compras natalícias e tem data marcada para 29...

Therapist 5

É na Lx Factory, em Lisboa, que podemos encontrar o Therapist, que inclui uma clínica, uma escola e um restaurante. Agora, a zona da restauração foi alargada, tem uma segunda esplanada e renova também o nome, deixando cair o “The”, que antes precedia o Therapist.

O Therapist assume-se como o primeiro restaurante terapêutico em Portugal: “um restaurante terapêutico com clínica e escola para pessoas que procuram uma vida saudável e sustentável”, explica Joana Teixeira, fundadora do espaço.


O restaurante tem ementas criadas por uma equipa multidisciplinar com o propósito de dar resposta a quatro objetivos funcionais: reforço do sistema imunitário, aumento da energia e redução da gordura corporal, regulação e desintoxicação do organismo, e reforço de antioxidantes para a mente melhorando a fadiga e disposição geral.

“A alimentação cura. Este é o nosso mote desde o dia em que abrimos” relembra Joana Teixeira. “Agora queremos que cada um dos pratos do Therapist ajude quem nos procura a responder a alguma necessidade, seja a estar mais calmo, a reforçar as suas defesas, a dar força ou a regular o organismo”, afirma a empreendedora. “Sabemos que a cura é um processo a longo prazo, que exige uma verdadeira mudança de hábitos e um acompanhamento regular por um terapeuta devidamente certificado na área, mas queremos fazer parte deste processo de cura e ajudar quem nos visita”, conclui.

O Menu do Therapist encontra-se organizado por objetivos funcionais com um código de símbolos e cores que ajudam a identificar facilmente a refeição ideal para cada situação.  A oferta é ainda dividida em bowls doces e salgadas, panquecas, bruschettas e bebidas.

Para reforçar o sistema imunitário existem no menu as opções Immunity - pratos que apostam em alimentos anti-inflamatórios, com vitamina C, zinco e beta glucanas, como por exemplo uma Bowl Immunity Feijão, uma Bowl Immunity Chia Aveia, panquecas de frutos vermelhos ou um Golden Milk.

Para dar força e aumentar a energia estão disponíveis as opções Power, onde se incluem a Bowl Power Atum, a Bowl Power Açai, a Bruschetta Humus Rosa e o Beet late, uma vez que reforçam as proteínas, as gorduras boas e os hidratos de carbono.

Já as opções Detox¸ pensadas para regular e desintoxicar o organismo, sugerem pratos como Bowl Detox Caril, Bowl Detox Spirulina, panqueca com chocolate e Chai Latte como bebida. Apostam em Fibras e prebióticos, promovem uma boa digestão, regulam o organismo, desinflamam o intestino, tratam sintomas digestivos e garantem ainda um bom funcionamento do fígado. 

Therapist 15

Por último, o menu Mind, é um “boost” de antioxidantes, adaptogéneos, ómega 3, proteínas e hidratos e carbonos complexos, que ajudam na desinflamação, na prevenção da fadiga, nas perdas de memória e na melhoria o humor, sono e a boa disposição. Bowl Mind Salmão, Bowl Mind Chai Cacau, Bruschetta Abacate e Ovo ou um Matcha LAtte são algumas das propostas existentes para quem precisa de energizar a mente.

Os produtos utilizados no Therapist são sempre da época, de origem biológica ou nacional e sustentável, e na sua cozinha não entram lacticínios, glúten ou açucares refinados. O restaurante mantém-se flexitariano, o que significa que tem opções vegetarianas e vegan mas que também pode ter peixe ou ovos no menu.

Tendo em conta a aceitação do projecto o Therapist encontra-se já a preparar a abertura de um segundo espaço para breve. “Ainda antes do verão abriremos certamente o segundo Therapist em Lisboa”, avança Joana Teixeira.


No que à clínica diz respeito o espaço continua a contar com consultas de Acupuntura, Biblioterapia, Naturopatia, Nutrição Funcional, Terapia Quântica, Massagens Terapêuticas e Shiatsu. A escola oferece vários workshops, nas áreas da alimentação saudável, Yoga, Reflexologia, Nutrição Terapêutica, entre outros.