A+ A A-

S. Pellegrino Young Chef regressa com 3ª edição

San Pellegrino Young Chef 2017
San Pellegrino Young Chef 2017

San Pellegrino Young Chef 2017
S. Pellegrino Young Chef, uma competição que reconhece os jovens talentos culinários de todo o mundo, já abriu candidaturas. A edição 2018 vai reunir cerca de 70 chefs de renome mundial que serão os jurados das competições locais, 21 jovens chefs de 21 áreas geográficas de todo o mundo e 21 chefs mentores para acompanharem individualmente cada um dos jovens chefs ao longo desta aventura.
A grande final inclui um painel de júris constituído por alguns dos mais afamados mestres de culinária de todo o mundo, o Seven Sages, os quais serão responsáveis pela eleição do vencedor na grande final em Milão, Itália.

A competição vai decorrer durante 18 meses – em 2017 realizam-se as seleções preliminares e as competições locais, e só em junho de 2018 é que terá lugar a grande final em que todos os participantes competem pelo título de S. Pellegrino Young Chef 2018.

Este aumento do tempo de duração do concurso resulta da necessidade de permitir que todos os participantes tenham mais tempo para trabalhar lado a lado com os chefs mentores que lhe são atribuídos, bem como para aperfeiçoar os seus pratos de assinatura para a grande final.

A S. Pellegrino Young Chef 2018 conta com algumas novidades, nomeadamente a presença de mais uma região a “América Central – Caribe”, perfazendo um total de 21 regiões em competição bem como a possibilidade de as candidaturas serem apresentadas em cinco línguas: inglês, espanhol, francês, italiano e mandarim. Contudo, todos os candidatos têm de falar e entender inglês, a língua oficial da competição.

Todos os participantes têm ainda a oportunidade de participar em diversos eventos anuais promovidos pela marca em todo o mundo.  As inscrições para S. Pellegrino Young Chef 2018 estão disponíveis em ww.sanpellegrino.com.

S.Pellegrino, Acqua Panna e Sanpellegrino Sparkling Fruit Beverages são marcas internacionais da Sanpellegrino S.p.A, com sede em Milão, Itália.

 

Fase I – Inscrição Online (fevereiro de 2017 – abril de 2017)

De 1 de fevereiro a 30 de abril de 2017, qualquer jovem chef do mundo terá a oportunidade de se inscrever e ao seu prato de assinatura em www.sanpellegrino.com. Os candidatos devem ter menos de 30 anos e possuir no mínimo um ano de experiência como chef, chef assistente ou chef de partida de um restaurante. A lista completa dos requisitos para a inscrição estará disponível no site.

 

FASE II - Global Shortlist (1 de junho de 2017)

Todos os candidatos qualificados serão divididos em 21 regiões* de acordo com sua origem geográfica. As propostas serão então avaliadas pela ALMA, o principal centro internacional de educação e formação de cozinha italiana (www.alma.scuolacucina.it), que selecionará os 10 melhores semifinalistas para cada uma das regiões geográficas, de acordo com cinco "Regras de Ouro":

a)      INGREDIENTES: Capacidade de selecionar os melhores ingredientes que o mercado pode oferecer em termos de qualidade, frescura e singularidade, para alcançar uma excelência de sabor.

b)      HABILIDADE: Capacidade para trabalhar com matérias-primas e transformá-los em um prato que respeita a sua essência original.

c)       GENIALIDADE: Capacidade de explorar novas perspetivas desafiadoras e inovadoras em relação à cultura de uma cozinha requintada com um estilo pessoal e contemporâneo, mantendo um perfeito equilíbrio de gosto.

d)      BELEZA: Apresentação do prato, dando um realce estético ao seu conteúdo.

e)      MENSAGEM: Capacidade de comunicar uma mensagem clara através do seu trabalho e da sua visão.

 

FASE III - Desafios locais (7 de junho - dezembro de 2017)

Os dez semifinalistas selecionados, de cada uma das 21 áreas geográficas, competirão ao vivo numa semifinal local realizada de 7 de junho a 31 de dezembro. Durante esses eventos, os semifinalistas cozinharão seus pratos exclusivos para um júri regional de renome, composto por chefs independentes que avaliarão os pratos apresentados com base nas cinco Regras de Ouro e escolherão um vencedor. Até o final de dezembro de 2017, os 21 Jovens chefs de todo o mundo serão anunciados como os finalistas oficiais, que passarão para as finais mundiais em Milão, na Itália. A cada finalista será atribuído um chef mentor (um membro do júri regional), que irá fornecer orientação sobre como melhorar os seus pratos de assinatura e apoiá-los em toda a sua preparação para a final.

 

FASE IV - S.Pellegrino Young Chef Finals (Junho de 2018)

Em junho de 2018, os 21 finalistas do Young Chef reúnem-se em Milão para a grande final. Os chefs irão competir pelo prêmio S.Pellegrino Young Chef 2018 e um painel internacional de juízes  ditará o grande vencedor – Seven Sages.

Login or Register

LOG IN