A+ A A-

Poseidon: o vinho que estagiou em alto mar

Poseidon
Poseidon

Poseidon
A Lua Cheia, de Vinhas Velhas, e o Clube de Oficiais da Marinha Mercante fizeram uma associação que permitiu enviar  3000 garrafas de vinho para estágio em alto mar, a bordo de um bacalhoeiro. Recupera-se assim a velha tradição do "vinho da volta", maturado pelas ondas do mar. O Poseidon, com uma colheita de 2014, já está disponível.

A 7 de junho deste ano, 3.000 garrafas da colheita de 2014 partiram a bordo do navio bacalhoeiro Coimbra, rumo aos Grandes Bancos da Terra Nova. Navegaram 81 dias, ao longo de 10.291 milhas náuticas no porão do navio, estagiando em alto mar.


Segundo Manuel Dias, administrador do Lua Cheia em Vinhas Velhas, “a técnica é inspirada na tradição do ‘vinho da volta’, praticada em tempos pelo Vinho da Madeira. O balanço e as condições da travessia oceânica permitem um envelhecimento precoce do vinho e concedem-lhe características únicas”. É uma “homenagem à memória marítima de Portugal e aos pescadores portugueses que ao longo de séculos dedicaram as suas vidas à pesca longínqua”, acrescenta o responsável.


O Lua Cheia em Vinhas Velhas Poseidon 2014 é um DOC Douro tinto, produzido com uvas de vinhas velhas. O vinho estagiou durante 12 meses em barricas de carvalho francês e mais três meses em alto mar. A enologia ficou a cargo de João Silva e Sousa e Francisco Batista.


Todas as garrafas estão numeradas e são acompanhadas por um Certificado do Clube de Oficiais da Marinha Mercante. O projeto é para continuar. “Já temos prevista uma segunda edição, com partida em janeiro”, menciona Manuel Dias.  Cada garrafa tem um PVP recomendado de 25€.

Login or Register

LOG IN