Login
Atualizado a 17 Apr, 2019

Contraste: Rita Marques apresenta novas colheitas

Contraste Branco e Tinto
 
A Conceito Vinhos, empresa familiar sediada em Cedovim e liderada pela enóloga Rita Marques, acaba de lançar as colheitas Contraste Branco 2017 e Contraste Tinto 2016.

O novo Contraste Branco, recorda um dos anos mais desafiantes para a região. 2017 ficou marcado por um inverno frio e chuvoso e um verão excessivamente quente, o que atrasou a maturação da uva. Com experiência e mestria do binómio viticultura-enologia, foi possível contornar as condições meteorológicas atípicas e colher uvas saudáveis e equilibradas.

É desenhado a partir das castas Rabigato, Códega de Larinho, Códega e Arinto, plantadas em vinhas com cerca de 40 anos, localizadas num pequeno planalto granítico, a alguns quilómetros a oeste de Vila Nova de Foz Côa. Após a vinificação, parte do vinho estagiou durante 8 meses em barricas de carvalho francês, o que lhe confere uma concentração, não descurando a precisão na fruta citrina e mineralidade. Deve acompanhar pratos de peixe e vegetarianos, esperando-se, contudo, que melhore em garrafa durante 5 a 10 anos.

Já o Contraste Tinto 2016 tem origem em vinhas velhas, sendo composto maioritariamente por Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinta Roriz. Após a fermentação em cubas de aço inoxidável, repousou durante 18 meses em barricas usadas de carvalho francês.

O resultado é um vinho com equilíbrio entre a juventude e a estrutura tensa e profunda. Sem compromissos com a longevidade, sugere melhorar em garrafa durante pelo menos 10 anos. Acompanha guisados ou estufados.

A distribuição em Portugal é exclusiva da OnWine Nacional e ambos têm um PVP recomendado de €10.50.