Login

Salicórnia em salada para proteger o coração

Salada Formosa Vitacress
 
A Salada Formosa, apoiada pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, é a nova aposta da Vitacress. A Salada Formosa tem uma combinação de folhas baby de Alface Verde, Red Pak Choi, Rúcula Selvagem, Acelga e Salicórnia da Ria Formosa, no Algarve.
 
A Salicórnia é um vegetal marinho, levemente salgado, crocante e suculento. É uma planta que cresce em zonas junto ao mar e, por esse motivo, é altamente tolerante à salinidade. É, por isso, considerada um ótimo substituto do sal de cozinha que, quando consumido em excesso, pode comprometer a saúde.
 
A Salicórnia – também chamada de “sal verde” ou “espargos do mar” – contém vitaminas A e C, cálcio, iodo, ferro e magnésio, que, por si só, ajudam o normal funcionamento do sistema imunitário e dos vasos sanguíneos.
 
Para além destas vitaminas e minerais, a salicórnia possui compostos responsáveis pelo efeito protetor do sistema vascular, ajudando assim na prevenção da hipertensão arterial.
 
A planta é muito utilizada em restaurantes de luxo, graças às suas características e potencialidades gastronómicas (como acompanhamento, tempero ou até em bebidas), sendo um bom exemplo de produto de origem local e de reconhecida qualidade.
 
A Salada Formosa apresenta-se já lavada num formato pronto a consumir. Pode ser utilizada como complemento a um prato ou, se combinada com mais ingredientes, poderá ser consumida numa refeição completa.
 
O produto está à venda em hipermercados e supermercados e tem o preço recomendado de 1,99 euros.
 
A Vitacress, empresa do Grupo RAR, produz e comercializa ervas aromáticas, agrião de água, folhas para saladas, espinafre e tomate. Está presente em Portugal, Reino Unido, Espanha e Benelux, explorando cerca de 665 hectares agrícolas e 40 hectares de estufas de vidro. Com um volume de negócios de 134 milhões de euros (110 milhões de libras), emprega cerca de 1.525 pessoas.