Login

Divulgados os melhores Bolo Rei, Frutos Secos e Doces de Fruta

Doce TamarilhoOs concursos nacionais de Bolo Rei, Frutos Secos e Doces de Fruta organizados pelo Cento Nacional de Exposições, em Santarém e a Qualifica / OrigIn Portugal, já têm vencedores.

O galardão “O Melhor dos Melhores” foi atribuído ao “Bolo Rainha”, elaborado pela Pousadinha, de Tentúgal, distrito de Coimbra. Galardão dado também ao “Doce Extra de Tamarilho Casa de Encosturas”, produzido pela Casa de Encosturas, de Cabeceiras de Bastos, Braga, no concurso nacional de Doces de Fruta. A empresa “Esteiros”, de Torres Novas, distrito de Santarém, ganhou também “O Melhor dos Melhores”, no concurso de Frutos Secos, com o “Negro de Torres Novas”.

O certame procura motivar os produtores a continuarem a respeitar os modos de produção, as receitas e o uso dos ingredientes genuínos, que permitem manter a qualidade, a tipicidade e a diferença dos doces de Natal tradicionais, divulgar os genuínos Bolos Rei Tradicionais Portugueses bem como outros doces tradicionais e típicos da época do Natal e possibilitar ainda a valorização de outros bolos ou doces, tradicionais ou de base tradicional resultante da utilização de matérias-primas locais ou nacionais e que possam ser associados à época de Natal.

Outros objetivos são estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo, promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores.

As listas completas de premiados podem ser consultadas em www.cnema.pt e www.concursosnacionais.pt