Login

Revelados “Os Melhores Vinhos do Dão Engarrafados”


Os melhores do Dao

A Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR Dão) organizou a nona edição do “Concurso Melhores Vinhos do Dão Engarrafados”. Este ano foram atribuídas 20 medalhas de prata, 14 medalhas de ouro, 3 medalhas de platina e a distinção de "Melhor Vinho a Concurso" foi para o Vinho Maria João, branco, 2013 do produtor Quinta do Solar do Arcediago, Agro-Turismo, Lda.


A iniciativa é uma oportunidade da CVR do Dão para premiar os produtores e atribuir mérito ao trabalho desenvolvido nas áreas da viticultura e da enologia. Visa também estimular a produção de vinhos de qualidade e valorizar o nível técnico e comercial dos vinhos da Região

O concurso realizou-se no início de julho no Salão Nobre do Solar do Vinho do Dão, tendo sido presidido por Beatriz Machado, Diretora de Vinhos da The Fladgate Partnership. Aos representantes das Câmaras de Provadores das diversas CVR’s do país, associaram-se enólogos, jornalistas, sommeliers e outras entidades ligadas ao vinho, totalizando 35 jurados.

Foram avaliadas 142 amostras de vinhos DOP Dão, provenientes de 43 produtores inscritos. As amostras foram agrupadas nas seguintes categorias: vinhos brancos; vinhos tintos; vinhos rosados; vinhos de castas (monovarietais) e espumantes naturais (brancos, tintos e rosados).


Consulte os premiados aqui.

 

A Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão é a entidade que representa os interesses dos agentes económicos envolvidos na produção e comercialização dos vinhos (ou outros produtos vínicos) que possuem a Denominação de Origem Controlada (DOC) Dão. Simultaneamente, a CVR do Dão apresenta funções de certificação e autenticação dos vinhos, através da atribuição de Selos de Garantia, sendo responsável pela sua promoção.