Login

Vimeiro: sabores oitocentistas em recriação de batalha histórica

mercado oitocentista
 
Nos próximos dias 13, 14 e 15 de julho, a gastronomia oitocentista revive-se na recriação da Batalha de 1808, que ditaria o final da primeira invasão francesa e a restauração da independência de Portugal.
 
A viagem no tempo, que começa sexta, dia 13, às 19h, traz variadas atividades, como desfiles e outras animações de rua, workshops diversos, concertos e mostras de produtos gastronómicos. Entre os momentos mais aguardados estão as recriações históricas da batalha, o baile oitocentista, o jantar de campo e ainda múltiplos concertos e atuações teatrais ao longo do evento.
 
O fim-de-semana é marcado pelo Mercado Oitocentista, que leva os visitantes a viajar 200 anos no tempo, podendo experienciar o quotidiano da época, através da degustação e compra de produtos gastronómicos caraterísticos assim como conhecer várias atividades e ofícios típicos do séc. XIX.
 
Profissões como a olaria, a carpintaria ou a tecelagem de lã estarão representadas pelas mãos dos animadores do evento a par de várias demonstrações de manobras militares e jogos de guerra do Período Napoleónico.
 
Este programa é organizado pela Câmara Municipal do Lourinhã em parceria com a Junta de Freguesia do Vimeiro e a Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro.
 
A inscrição no jantar de campo, nos workshops e nos ateliês poderá ser feita através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Consulte o programa aqui.