Login

Equipas de Culinária da ACPP vão a Olimpíadas na Alemanha

Equipas ACPPAs Equipas de Culinária da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP), vão participar nas Olimpíadas de 2016, que decorrem entre 22 e 25 de Outubro em Erfurt, na Alemanha.


A representar Portugal, com o apoio da Makro, estarão presentes duas equipas. A liderar a equipa sénior, composta por três elementos, está o Capitão Paulo Pinto. Já a equipa júnior tem à frente o Capitão António Bóia e o Chef João Cunha, e conta com seis elementos. Para esta equipa mais jovem, o desafio é totalmente novo dado que apenas um dos elementos participou em provas internacionais, sendo uma estreia absoluta para os restantes.

“A Makro tem muito orgulho em apoiar as Equipas de Culinária. São excelentes profissionais que levam e elevam o nome de Portugal numa competição ao mais alto nível. Desde o início da sua constituição que apoiamos estas Equipas, as quais colaboram também connosco em diversas ações, portanto não podíamos estar mais confiantes na sua prestação e dedicação na representação do nosso país”, refere Isabel Caeiro, Responsável de Comunicação da Makro em Portugal.

De quatro em quatro anos realiza-se aquela que é a maior competição internacional e que coloca à prova a criatividade e as técnicas dos melhores chefs, cozinheiros e confeiteiros de todo o mundo. Este ano, em 18 cozinhas, mais de 2000 chefs de 50 países vão preparar mais de 7000 menus frescos e transformar as salas de exposição de Erfurt no maior restaurante do mundo.

As Equipas de Culinária da ACPP surgiram pela primeira vez em 1992, fazem parte da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP), membro da Federação Mundial de Chefs (WACS). Desde 1992, as Equipas já participaram em dezenas de competições internacionais de onde trouxeram medalhas de ouro, prata e bronze.

As Olimpíadas de Culinária surgiram em 1900. Desde da sua estreia que o evento ganhou cada vez maior notoriedade, aumentando o número de participantes e visitantes. Em 2000,  foram aproximadamente 16 000 visitantes, em 2004  mais de 21 000, já em 2008, 23 000 visitantes. No Outono de 2012, receberam mais de 24 000 visitantes de 36 países e este ano espera-se um número superior.