Login

Oliveira de Azeméis recebe Congresso Nacional de Turismo de Culinária

hotel rural vale do rioGalardoada com o prémio “Terra de Culinária”, Oliveira de Azeméis vai receber entre 20 a 22 de outubro, o terceiro Congresso Nacional de Turismo de Culinária. O Hotel Rural Vale do Rio será o espaço escolhido onde serão debatidos vários temas.


Com a ideia – Porque Portugal é mar, nele esteve o passado e terá de estar o futuro – os vários debates e intervenções contarão com a colaboração de oradores de várias áreas e setores ligados à indústria e às atividades ligadas ao mar e ao rio, a destinos turísticos, a serviços de hotelaria e restauração e com a saúde e alimentação saudável.

Vai estar em destaque o potencial do mar para novas oportunidades de negócio e como valor para os destinos e para a economia. Com a questão – Porque afinal, até quando vamos ter peixe? – o debate estará em redor da importância e valorização do pescado na restauração, no consumo e benefícios para a saúde e a própria sustentabilidade do setor.

Maria de Fátima Moura, autora do livro “O melhor peixe do mundo” vai estar presente como oradora e elemento da comissão científica do congresso, contando com a companhia de Ana Paula Santos da Docapesca e com o Chefe Luis Barradas da Gesti Cook, que tem vindo a promover ações de valorização do pescado português e receituário tradicional que lhe está associado.


Está ainda previsto um workshop de confeção de pão UI, um símbolo gastronómico de Oliveira de Azeméis, além de visitas guiadas ao concelho, vai estar a decorrer ainda o Concurso Doces Tradicionais, uma mostra de doçaria com 30 expositores .


O congresso é visto ainda como uma oportunidade de networking e de possíveis relações comerciais com os participantes do evento, pelo que vão estar presentes produtores locais que irão mostrar os seus produtos.