Login

Esporão escolhe solos para Agenda 2018

Agenda Esporao 2018

Para os dias de 2018, o Esporão escolheu os solos como tema central da agenda. O grupo dá a conhecer a história dos territórios do Esporão através da descrição detalhada dos solos e sobre como influenciam os vinhos e os azeites produzidos na Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, e na Quinta dos Murças, em pleno Douro.  


O Esporão tem vindo a conhecer em detalhe os seus solos e as suas características, de forma a otimizar as práticas de gestão agrícola para dar origem a produtos de qualidade superior. As mais antigas rochas da Herdade do Esporão - formação de Xistos de Barrancos - tiveram origem em sedimentos num fundo marinho, formados há cerca de 500 milhões de anos. Hoje, a Herdade tem cerca de 700ha de vinhas plantadas em sete diferentes tipos de solo, olivais e outras culturas potenciadas pelos Modos de Produção Biológica e Produção Integrada.


Na Quinta dos Murças, os solos são essencialmente caracterizados pela presença de rochas xistosas. A Quinta está localizada num lugar caracterizado pela diversidade dos seus oito terroirs (em apenas 48ha), devidamente identificados, marcados por diferentes altitudes, exposições solares e tipos de solo, vinhas verticais e 3,2 km de margem de rio.


As agendas Esporão 2018 estão disponíveis na loja do Enoturismo da Herdade do Esporão, com um PVP de 12€.

 

Fundado em 1973 por José Roquette e Joaquim Bandeira, o Esporão é uma das mais importantes empresas de vinhos em Portugal. O Esporão está presente na região do Alentejo de 1973, onde produz vinhos tão emblemáticos como o Esporão Reserva e o Monte Velho, assim como azeites virgens extra. Na continuidade do projeto do Esporão está a Quinta dos Murças, propriedade na região do Douro, onde são produzidos desde 2008 vinhos de terroir com selo de garantia Esporão.