Login
Atualizado a 17 Apr, 2019

Rei da China e Casa dos Prazeres chegam ao Chiado

Avillez e Carenzo

O Chiado conta com um novo espaço para os apreciadores da gastronomia asiática. O Rei da China traz as Super Sopas, Petiscos, Os Infiltrados e Sobremesas, com o toque do chef Estanis Carenzo e o apoio do grupo Avillez.

«O Rei da China é um restaurante onde se pode comer muito bem e rapidamente. O menu inspira-se na street food asiática de qualidade, oferecendo as Super Sopas, Petiscos, Os Infiltrados (preparações sem caldo) e Sobremesas. As Sopas têm um lugar de destaque. Na Ásia, os alimentos líquidos são muito importantes e estão muito presentes no quotidiano das pessoas. Em Portugal, e em Lisboa, fui encontrar uma tradição parecida: é muito interessante observar o carinho que os portugueses têm pela sopa; Portugal é, provavelmente, o país da Europa com a mais forte ligação gastronómica e afectiva a este alimento.» Estanis Carenzo
 
Diariamente, o Rei da China prepara Super Sopas, como a Phở bò do Lợi, o Ramen de Porco ou a DanDan Mian. N’Os Infiltrados, preparações sem caldo, pode encontrar a Bánh mì carcaça, Bánh mì do budista ou Frango com arroz à macaense.
 
Ramen de porco
Mas na carta há muito mais: petiscos e sobremesas que querem evocar uma rua estreita e movimentada de uma cidade asiática.
 
rei da china

O espaço encontra-se na Rua Nova da Trindade, tem take-away e uma lotação de 12 lugares. Tem gestão e coordenação do Grupo José Avillez e arquitectura de interiores de Pepi de Boissieu e Natalia Slay.


A Casa dos Prazeres

O outro projeto conjunto, a Casa dos Prazeres, quer recomeçar a ligação gastronómica entre Portugal e a Ásia. É um bar e restaurante inspirados na Lisboa multicultural de hoje. Por detrás de uma porta discreta, o Rei da China esconde um outro mundo que só abre à noite.
 
Casa dos prazeres

A lembrar um clube dos anos 40 em Xangai, serve cocktails a que se juntam ingredientes portugueses e asiáticos. O bar está aberto de terça a sábado, das 19h00 às 02h00, sendo que é possível lá jantar. Serve refeições rápidas de inspiração asiática, no andar superior.

«O espaço tem algo de familiar e algo de intrigante… Celebra uma certa elegância do passado, mas também a energia e a modernidade da Lisboa de hoje. A grande inspiração para a Casa dos Prazeres foi a Lisboa multicultural, ligada ao mundo, com um passado rico e extraordinário, que vive um momento de explosão cultural», explica o chef Estanis Carenzo.
 
Cocktail
 

O encontro com Avillez


Especialista em cozinha asiática, o chef Estanis Carenzo nasceu em Buenos Aires e tem dedicado a vida a viajar. Depois de trabalhar na Argentina, Brasil, Nova Iorque, França, Japão ou Espanha, e com mais de 20 anos de experiência profissional, conheceu José Avillez em 2011 e ficou interessado em Portugal, na sua história e gastronomia, e na ligação do país à Ásia.

Explicando a parceria, José Avillez afirma: «O chef Estanis Carenzo é um especialista em cozinha asiática e, para mim, é um privilégio e um gosto estabelecer esta parceria e poder oferecer em Lisboa uma cozinha luso-asiática com muita qualidade, criatividade e diversidade, num ambiente único.»

Sete anos depois, Carenzo mudou-se para Lisboa, para viver e abrir os restaurantes Rei da China e Casa dos Prazeres, em parceria com o chef português.