Login
Atualizado a 25 Aug, 2019

Vestigius com novos sabores e planos de internacionalização

DSCF3075
 
É no Cais do Sodré, em Lisboa, que se podem degustar os novos sabores do Vestigius. Há novidades nas Tapas e petiscos, nas cartas de almoço e jantar, consoante os gostos e os apetites. Para 2020 está ainda prevista a abertura de uma nova unidade, além-fronteiras. O crescimento passará pela abertura do Vestigius na Ilha de Luanda, a meio do próximo ano, sempre com uma forte ligação com as tradições culturais angolanas.
 
Caçarolas de peixe e marisco para partilhar, como a Caçarola Coccote de la Mer, com um molho à base de natas, alho francês e anis estrelado, a Caçarola Brodetto di Mare, com molho à base de tomate, cenoura, aipo e alho, a mais clássica, a Caçarola Bulhão Pato, com molho à base de vinho branco, alho e coentros, e o Caril de Peixe na Caçarola, com sabores intensos do oriente, são algumas das grandes novidades. Nos pratos principais, destacam-se ainda os Carabineiros à Royal e o Camarão Tigre Grelhado.
DSCF3193
 
O ‘Menu Tapas’, que inclui Pica-Pau da Vazia e Polvo à Vinagrete, entre outras iguarias, é uma opção para duas pessoas. Entre as 16h30 e as 19h00 é possível aceder ao menu ‘Crunch’, com várias sugestões para quem quer relaxar junto ao rio.
 
Camarão Croustillant, Lingueirão com molho de Escabeche, Polvo à Vinagrete, Amêijoas à Bulhão Pato ou Punheta de Bacalhau são algumas das novidades sugeridas para início de refeição. Existem também opções mais leves como saladas e sanduíches e uma várias sobremesas para acabar a refeição.
 
DSCF3020
 
O Vestigius dispõe de uma generosa carta de vinhos, que privilegia os de origem nacional. A carta reúne cerca de 200 vinhos, entre tintos, brancos, rosés, espumantes e colheitas tardias, e cerca de 30 referências disponíveis para consumo a copo. Dispõe ainda de uma carta da garrafeira na cave, um espaço intimista, outrora recheado de sal, que conserva as paredes em pedra tosca, e é iluminado por velas, acessível através de um alçapão, e onde se fazem provas de vinhos para grupos até 10 pessoas, outra das versatilidades deste espaço.
 
DSCF6144

 

Os espaços

 
Na totalidade, o restaurante possui 40 lugares sentados no piso inferior e 90 no primeiro andar, a que se juntam 46 da esplanada do mesmo andar, e cerca de 50 da esplanada e zona lounge do piso de entrada. Para eventos em regime volante a capacidade permite chegar às 300 pessoas. Todos os pedidos de eventos e jantares de grupo são geridos pela área dos eventos, que conta com um tempo de resposta nunca superior a 24 horas.
 
DSCF3122
 
Localizado junto à estação fluvial, o armazém onde hoje se encontra esteve abandonado durante vários anos até ter sido descoberto e recuperado pelos proprietários, Esmeralda Fetahu e João Fernandes.
 
Nasceu como um ponto de encontro para os amantes do vinho, com apenas alguns petiscos mas, com o tempo, a evolução foi inevitável. Hoje, o Vestigius é um restaurante e bar que para além dos vinhos, cocktails, tapas e petiscos, oferece duas cartas, de almoço e de jantar.
 
DSCF5060
 
A decoração conta com objetos encontrados no armazém, e que fazem parte da relação, e da história, deste espaço com o rio. Os detalhes entrelaçam-se, como as árvores que nascem na sala, os cristais que ‘chovem’ do teto, e os cabos, que um dia puxaram os grandes navios, que hoje estão transformados numa peça de autor. Foi privilegiada a história que compõe a vida deste antigo armazém de sal, criteriosamente remodelado com decoração da responsabilidade de Esmeralda, essencialmente feita a partir de mobiliário antigo restaurado e da transformação de peças encontradas. Paredes e tetos suportam o conceito, mas também obras de arte e prateleiras suspensas que albergam uma biblioteca de livros antigos.
 
DSCF6154
 
“A escolha do nome vem precisamente do mar, dos descobrimentos, e dos vestígios aqui encontradas quando cá chegámos. É como uma onda que, por onde passa, revela um tesouro. Os nossos espaços revelarão sempre o contacto com a história do país onde se inserirem”, refere Esmeralda Fetahu.
 
Para visitar o Vestigius, localizado entre a estação de barcos do Cais de Sodré e a estação dos comboios, as reservas podem ser efetuadas via Zomato, telefone, Whatsapp ou por e-mail e, para a comodidade daqueles que optem por ir em transporte próprio, o Vestigius oferece estacionamento gratuito a partir das 17h30 no parque da Transtejo, além de existirem outras opções de estacionamento.