Login
Atualizado a 24 Apr, 2019

Hummusbar abre no Campo de Ourique

hummusbar lisbon

 

É no Mercado do Campo de Ourique, em Lisboa, que pode encontrar o novo Hummusbar, para quem aprecia o Húmus, mas também pão pita caseiro, falafels, shakshuka e sabich.


O grão-de-bico é um superalimento e o ingrediente base do sucesso da cadeia húngara Hummusbar, que chega agora a Portugal. Feito a partir da mistura do grão-de-bico com tahine (pasta de sésamo), azeite, sumo de limão, alho e especiarias, o húmus, além de isento de glúten, é delicioso, saudável e “sexy”. É assim que Uri Gotlibovich, israelita, um dos fundadores do Hummusbar, o descreve.


Em dezembro de 2005, Uri abriu um pequeno espaço na rua Kertész, em Budapeste, Hungria. Apenas vendia húmus, falafels e algumas saladas, daí o nome Hummusbar. Da preparação dos alimentos logo cedo, da venda ao balcão durante o dia, até à limpeza e fecho à noite, todas as tarefas eram feitas pelo agora guru do grão-de-bico. Corria tudo bem e ficou ainda melhor quando a Uri se junta Pavel Mintz para abrir novas unidades. Quase 14 anos depois, a história de amor pelo húmus que já conta com 14 espaços em Budapeste, Eslováquia e Bulgária, chega a Portugal.


No Hummusbar todos os pratos são feitos diariamente de raiz e com ingredientes frescos e é tudo cozinhado e preparado à frente do cliente. A maioria da oferta é vegetariana ou até vegana - à exceção dos pratos com ovo, como a shakshuka e o sabich.

shakshuka classica hummusbar


O menu inicia-se com as Sanduíches com pão pita fresco e artesanal, cujo recheio base assenta em húmus, creme de tahine, legumes frescos e um molho à escolha. A partir daqui pode escolher quatro opções, entre elas o pão pita com bolas de Falafel ou com Cogumelos.
 
Seguem-se os Pratos de húmus, sendo possível escolher entre 9 ´toppings´, cada um deles servido com um pão pita fresco, molhos, azeite, tahine e especiarias. Destaque para o Húmus com salada turca, o Húmus falafel que inclui 10 bolas, ou o tradicional Húmus shakshuka.


Para acompanhar ou apenas petiscar, nada como provar uma das três Saladas feitas na hora: a Salada árabe, a Couve-flor frita com thina e a Salada de tabulé.


As opções de menu terminam com a Shakshuka, uma especialidade levantina muito nutritiva. Servida num tacho, é a combinação de sabores com molho de tomate, pimento, cebola e especiarias, encimada por um ovo escalfado. Pode-se optar pela versão clássica e original, servida com tahine e pão pita ou pela shakshuka com queijo feta.