Login

Há um novo mexicano em Lisboa!

COYOTACO TACO QUINOA

 

Coyo Taco é o novo espaço dedicado à gastronomia mexicana no Príncipe Real, em Lisboa. É mais uma aposta do grupo Multifood que, em 2014, travou conhecimento com os fundadores do Coyo Taco em Miami.


Num pequeno espaço em Wynwood, o bairro dos artistas em Miami, os americanos Sven Vogtland e Scott Linquist e o mexicano Alan Drummond abriram o primeiro espaço. Dado o sucesso, acabaram por se expandir para Brickell e Palm Beach, sendo que agora chegou a vez de Lisboa.


Rui Sanches, CEO do grupo Multifood, comenta que “o COYO TACO tem a ver com cultura de rua. Ou seja, boa comida, boa música e um bom bar”. Sven Vogtland acrescenta: “Não se trata apenas de comida mexicana. É todo um conceito de lifestyle”.

 

COYOTACO FACHADA 01


Comida autêntica, despretensiosa, com um serviço rápido e um ambiente cool é a promessa que fazem. Pretendem replicar o espírito de Coyoacán — a cidade onde Alan Drummond nasceu e de onde vem o nome Coyo —, o bairro mais artístico da Cidade do México, onde Frida Kahlo nasceu.


As tortillas de milho são feitas artesanalmente, no restaurante, ao longo do dia, para garantir frescura, com recurso a uma prensa manual. Sem o uso de máquinas, elas adquirem uma textura muito mais delicada e macia. Na sua génese há uma farinha de milho especial, importada do México, a Nixtamal. Este ingrediente fulcral para tortillas verdadeiramente mexicanas, resulta de um processo de confeção dos grãos de milho secos com calcário em pó e água, que elimina a casca de milho, ou a deixa mais amolecida, dando origem a uma farinha muito mais suave depois de moída.


Entre as várias especialidades disponíveis, a gerência aconselha o Guacamole Coyo. Há ainda 9 opções de Tacos com Tortillas de milho artesanais e sem glúten, três opções de Tortillas de trigo, 9 opções de Burritos, 9 opções de Burrito Bowls, 9 opções de Ensalada Bowls e quatro opções de Quesadillas.


Para o recheio há Pollo Al Carbon, Al Pastor, Alambre, Carnitas de Pato, Cochinita Pibil e o vegetariano Hongos.


Para a sobremesa há duas opções: quatro unidades de Churros (polvilhados com açúcar e canela, acompanhados de cajeta e molho de chocolate) e gelados de pau, as clássicas Paletas (de chocolate, dulce de leche, mousse de lima, morango e limão, ananás e hortelã, e manga).

 

COYOTACO COCKTAIL FROZEN MARGARITA 01


Fernão Gonçalves, head barman do restaurante Pesca, criou a carta para o Coyo Taco: “Traduzimos os sabores mexicanos para um paladar português". As bebidas escolhidas fazem o pairing com o menu: "Nos cocktails adaptamos as best seller's Paleta-rita, margaritas com sabores e paletas (gelados mexicanos). Trouxemos a Coyo margarita, feita sobre gelo com sal de tajin (malagueta e lima); introduzimos ainda as bebidas clássicas mexicanas, como as micheladas, as cheladas e as palomas, assim com as cervejas Pacífico, Modelo e Allende.

Há também os jarritos (sodas mexicanas com sabores) e outras bebidas sem álcool feitas no restaurante, "como é o caso da Orxata e da Água da Jamaica, ambas bastante consumidas no México, por fazer sentido estarem à mesa com sabores tão fortes”.

O ambiente é informal, com 24 lugares sentados e uma cozinha aberta, onde é visível todo o processo artesanal de confeção de uma tortilla, feita de raiz. O restaurante está aberto das 12h00 às 24h00 (até à 01h00, de Quinta a Sábado).