Login

Lisboa tem uma nova SÁLA

Fachada do Sála

O chef João Sá acaba de abrir um novo restaurante em Lisboa, o SÁLA. Na rua dos Bacalhoeiros, os clientes podem encontrar uma carta que quer primar pela qualidade e sazonalidade dos ingredientes.

“Seja bem-vindo à nossa SÁLA. Puxe uma cadeira, relaxe, deguste…” Este é o espírito do espaço, explica o chef João Sá, 32 anos, que resume assim a filosofia do seu restaurante: “Não servirei comida que eu próprio não comesse, nem bebida que eu não bebesse. Afinal, esta é a minha sala de jantar.”   

A relação com os produtores será privilegiada no SÁLA, assim como os vinhos maioritariamente naturais. O pão é feito em casa, com recurso à farinha do moleiro Valentim, que usa métodos artesanais. 

Ambiente do Sála

Com trabalho do atelier de arquitectura ForStudio, o SÁLA tem 32 lugares sentados e 4 ao balcão, num ambiente onde se destacam os tons de madeira clara.

A cozinha atravessou a vida de João Sá desde sempre. Tanto o padrinho, como uma ama que lhe ocupa o lugar de segunda mãe, lhe incutiram o amor pela comida. Aos 12 anos, já criava eventos na escola relacionados com gastronomia, e aos 14 anos, o seu interesse por tudo o que era prático e manual levou-o até à Escola de Hotelaria do Estoril.

Em 2003, mergulhou no espaço de vanguarda da capital, a Bica do Sapato, sob a batuta de Fausto Airoldi – donde saíram grandes profissionais da cozinha. Em 2004, passou dois meses no Viridiana, restaurante com uma estrela Michelin em Madrid, sob a alçada do chef Abraham Garcia. Aqui, descobriu a gastronomia típica espanhola, muito bem confecionada.

Equipa do Sála

Também adquiriu experiência no mundo hoteleiro – trabalhou dois anos no Sheraton Porto, sob a supervisão do chef Jerónimo Ferreira, até perceber que o seu amor estava noutras cozinhas.

Trabalhou com outros chefs que o marcaram – como Stanisic, no 100 Maneiras, com quem adquiriu muito conhecimento técnico, ou Nuno Mendes, no Viajante, em Londres -, até se estrear a solo como chef no G-Spot, em 2009.

Aí, viveu a maior experiência de criatividade da sua carreira, ao longo de três anos – não repetiram um único prato. Agora, quase uma década mais tarde, regressa ao leme do SÁLA.