Login

Avillez e Barza trazem sabores libaneses a Lisboa

José Avillez e Joe Barza ©Boa Onda
 
Os sabores do Médio Oriente, com muitos vegetais, ervas aromáticas e especiarias, é o que pode encontrar no novo espaço ZA’ATAR, que nasce em Lisboa, pelas mãos do chef libanês Joe Barza, em parceria com o Grupo José Avillez.
 
«Visitar o ZA’ATAR é viver uma experiência que envolve os cinco sentidos», explica o chef Joe Barza sobre o novo restaurante, situado na Rua de São Paulo. «A carta é uma sinfonia de sabores e aromas do Líbano, com um toque de modernidade, e foi pensada para partilhar e para unir as pessoas. Receber os convidados calorosamente, com uma mesa rica e cheia de cor, é uma tradição libanesa. Temos um terroir muito rico e a nossa cozinha promove a paz. É com este espírito que abrimos as portas do ZA’ATAR, em Lisboa, para oferecer uma experiência autêntica».
 
Za’atar é o nome de uma mistura de ervas secas que junta tomilho, sementes de sésamo torradas, sumagre seco e, muitas vezes, sal. Muito popular no Médio Oriente, acompanha normalmente o pão pita molhado em azeite.
 
«Interesso-me pelas várias cozinhas do mundo e tenho um gosto especial pela gastronomia do Médio Oriente. Conheci o Joe Barza há 2 anos e desde logo
admirei a sua experiência, conhecimento e paixão pela gastronomia libanesa. Depois de visitar o Líbano e conhecer a história e a gastronomia incrível do país, nasceu a ideia de criar um restaurante libanês em Lisboa, que proporcionasse uma experiência única. Com o ZA’ATAR, o Grupo José Avillez está, sem dúvida, a enriquecer a oferta gastronómica da capital»
José Avillez

A Carta

No ZA’ATAR, as boas-vindas são dadas com Karkachat (couvert), Salata (saladas), Mezza frios e Mezza quentes - uma combinação de várias entradas servidas em pequenos pratos, que incluem, por exemplo, Baba Ghanough (beringela fumada e assada com tahini e romã), Labneh W Toum (iogurte libanês com azeite e hortelã), Batata Harra (batatas crocantes salteadas com alho, paprika, coentros e limão) ou Za’atar W Jebneh Manoushe (pão libanês assado com za’atar e queijo).
 
Pratos ZA'ATAR ©Boa Onda
Numa carta onde não falta za’atar, ervas aromáticas e especiarias, há pequenos pratos como Moughrabieh Djej (guisado de couscous com caldo de carne, chalotas grelhadas, cebolinho e coentros), Frikeb Bil Lahmeh (trigo verde fumado com perna de borrego, alperces secos e alecrim) e grelhados – Kebab de porco, Taook (espetada de frango) ou Kafta (espetada de carne de vaca e borrego, picadas). O ZA’ATAR propõe ainda várias sobremesas libanesas, como o Sorvete de alperce com creme de pistácio (Fostkieh W Bouzit Michmouch), para além de alguns cocktails e infusões originais.

O Ambiente

O ambiente foi criado pela designer de interiores libanesa, Nayla Khoury, a partir de um conceito de José Avillez e Joe Barza. «O Líbano é um país de contrastes e o ZA’ATAR transmite esta dualidade tão libanesa, do novo-antigo, moderno-tradicional, Oriente-Ocidente», explica Nayla Khoury, acrescentando:
«A iluminação dispersa e materiais como o latão martelado transportam-nos para a faceta tradicional do Líbano; mas as paredes de cimento, as mesas de mármore e o mural colocam-nos no Líbano moderno e contemporâneo».

 

ZA'ATAR ©Boa Onda

Joe Barza
Com mais de 30 anos de cozinha profissional e de experiência de gestão em restauração, Joe Barza é um perito em gastronomia libanesa. Tem um projecto de consultoria em restauração e catering, o “Joe Barza Culinary Consultancy”, e mais de 100 participações em eventos locais e internacionais de promoção da gastronomia libanesa. Já recebeu vários prémios internacionais, incluindo o Recognition Award, no Horeca Beirut em 2010, integrou diversos painéis de jurados de concursos de cozinha internacionais e foi o principal jurado do concurso televisivo vencedor de um Emmy “Top Chef”, na sua versão do Médio Oriente, em 2011. É reconhecido como um dos principais responsáveis pela notoriedade e reconhecimento mundial da gastronomia libanesa.