Login

ZeroZero abre no Mercado da Ribeira

Zero Zero no Mercado da Ribeira (Foto: Nuno Correia)

A ZeroZero acaba de chegar ao Mercado da Ribeira, em Lisboa, para servir os apreciadores da pizza italianas. 

Neste espaço, as pizzas são preparadas à vista do cliente, antes de entrarem no forno a lenha de azinho, que coze a pizza uniformemente, e que a deixa mais aromática. Com um espaço de 16,8 m2, com balcões de mármore, candeeiros de cobre, e a estante de armazenamento da lenha, que ladeia o forno, é possível apreciar as várias opções disponíveis.


O menu do “corner” traz à Ribeira um best of das pizzas das “irmãs mais velhas”, com uma opção plural: a Prosciutto arrosto e funghi, com fiambre e cogumelos, a Diavola, com ventricina calabrese picante e manjericão, e a Pugliese, com presunto de Parma 18 meses, ricota, ovo e parmigiano reggiano 16 meses.
A Salsiccia e provola affumicata, com queijo provola fumado, tomate cereja marinado e alecrim, a Prosciutto crudo di Parma 18 mesi e funghi e cogumelos e a Tonno e Cipolla, azeitonas taggiasche e cebola roxa também não ficam de fora.

Pizzas ZeroZero (Foto: Nuno Correia)


Nas vegetarianas, não poderiam faltar a Margheritta (tomate, mozzarella fiordilatte e manjericão, a 5 Formaggi (mozzarella fiordilatte, gorgonzola, fontina, asiago, parmigiano reggiano 16 meses e manjericão) e a Tartufi e porcini (mozzarella fiordilatte, cogumelos porcini, queijo asiago e creme de trufa preta). No menu há ainda o Calzone Classico, com tomate, mozzarella fiordilatte, ricota, soprèssa Vicentina, fiambre e ovo. Quanto aos Dolci há Mousse Gianduja e Panna Cotta ai frutti di bosco.


O Prosecco e os vinhos italianos, branco, tinto e rosé, serão o acompanhamento para as pizzas do restaurante cujo nome nos remete para a sua farinha, importada de Itália e específica para a produção de massa de longa fermentação.

O processo é transversal aos três restaurantes (Príncipe Real, Parque das Nações e agora Mercado da Ribeira), e arranca com uma pré-fermentação de 14 horas à temperatura controlada de 21ºC, seguida de uma maturação de no mínimo 48 horas do empasto à temperatura de 4ºC.