Login

Sala de Corte prepara mudança após réveillon

Sala de Corte - Foto: Nuno Correia
 
A noite de fim de ano marca a última refeição servida na atual morada do Sala de Corte, na rua da Ribeira Nova, em Lisboa. Em 2018, a steakhouse vai ter um novo espaço noutra localização, uma vez que o atual prédio vai entrar em obras.
 
O chef Luís Gaspar vai levar o restaurante do Grupo Multifood para uma nova casa, no mesmo bairro. “A noite de 31 de Dezembro será a nossa despedida desta casa que nos acolhe desde Maio de 2015, quando abrimos a Sala de Corte”, explica Luís Gaspar que, para o efeito, preparou um menu especial que revisita alguns dos clássicos do restaurante e que, segundo o chef  “deixa antever algumas das novidades que iremos trazer quando abrirmos aqui bem perto...”. Os jantares incluem Wine Pairing, Flute de Champagne e Passas de uvas e têm o valor de 120€ por pessoa.

A nova casa será maior e terá mais lugares, que continuarão a existir ao balcão e nas mesas da sala principal. O chef garante que “quando se entra no novo restaurante percebe-se logo que é a Sala de Corte, o ambiente é exatamente o mesmo”.
 
À entrada, manter-se-ão a câmara de maturação (com várias peças de carne) e o bar, e a cozinha continuará aberta para a sala, para poder acompanhar tudo. O aumento do espaço permitirá ainda que a equipa continue a evoluir em termos gastronómicos.
 
“Quando abrirmos iremos já ter algumas novidades. Manteremos os clássicos e o nosso registo, mas será mais fácil introduzirmos novos pratos”, conta Luís Gaspar que espera ocupar em definitivo a nova casa e começar a receber os primeiros convidados no primeiro trimestre de 2018.
 
Para o chef de 26 anos, 2017 ficará para a história. Foi eleito Chefe Cozinheiro do Ano, considerado Best Promising Chef em Portugal (o que o levou a representar o nosso país na competição internacional, em Israel) e ainda Chefe Cozinheiro do Ano no Grupo Multifood, para além de ter viajado até Dusseldorf e São Petersburgo, à boleia da Makro e do Sangue na Guelra como representante activo do Novo Movimento da Cozinha Portuguesa.
 
MENU DE RÉVEILLON
Pão, manteiga artesanal
 
Croquete de Novilho, shitake e foie gras
Brioche de chouriço de porco preto, tomate e coentros
 
Tártaro de Novilho, gamba da costa e aipo
Ovo, cogumelos, espargos e farinheira
 
Special Meat com soufflé de espargos brancos e trufa, arroz cremosos de tomate, chouriço de sangue e ervilha torta
 
Tarte de limão merengada com gelado lemond curd e tomilho limão
 
Chocolate, pistachio e framboesa